terça-feira, 23 de junho de 2015

Apresentação de micro

Estou no final de semestre, e previsivelmente chega a hora de apresentar trabalhos. Este semestre ‘to fazendo microbiologia ambiental. É uma turma pequena e as professoras muito gentis, inclusive com umas delas tive umas boas conversas informais. MAASSS, algum fator me levava a gaguejar quando ia me expor nessa turma. Tinhamos que apresentar um seminário sobre um artigo. Como esse semestre eu tive outras disciplinas beeem mais difíceis, eu nem esquentei a cabeça. Eu deixei bem pra última hora. Ainda assim, fiz uma apresentaçãozinha bonitinha, me preparei bem e tava confiante. No dia seguinte, (é, fiz no dia anterior :P) acordei meio desconfiado que tava muito susceptível emocionalmente então liguei pra minha mãe que sempre me passa tranquilidade só de falar com ela. Cheguei na sala e queria apresentar logo, mas tinha meio que uma ordem e acabei ficando pro final. Nesse meio tempo foi me dando um redemoinho na barriga, depois minhas mãos começaram a suar e a mente pensar de mais. Eu tentei entender o porque daquilo, pois eu entendia que as pessoas ali eram amistosas e eu dominava suficientemente o assunto. Acho que me acostumei a ficar nervoso antes de trabalho, e talvez até porque dizem assim que ficamos. O menino que apresentou antes de mim estava muito nervoso, eu vi aquilo como desnecessário considerando a platéia e achei a ansiedade que eu estava sentindo era desnecessária mesmo (se é que o excesso dela é necessário pra alguma coisa) . Eis que chegou minha vez. Enquanto eu colocava o pen-drive estava pensando se falava que era gago ou não. Acredito que se eu tivesse falado eu teria ficado mais relaxado, ao invés eu disse: ‘estou meio nervoso’ parafraseando o que o rapaz antes de mim disse antes de apresentar. Eu comecei gaguejando, com pausas. Achei que já ia passar, porque as vezes quando pego embalo e entro no ritmo, vai embora, com ou sem pausas. Mas dessa vez não foi :(  Não conseguia falar nada e pra ajudar cismei com palavras que começavam com ‘o’ bem no meio da apresentação. Quando percebi que a situação tava ficando nada manejável, eu parei, respirei fundo e decidi não me importar e pronto! Se eu tivesse que apresentar daquele jeito, pa.u.sa.da.men.te, as.sim se.ri.a. Uma menina riu, e olhava pra baixo, tentando disfarçar e um outro (o que estava nervoso) sorria tão abertamente que tava quase rindo. Acho que umas das prof tava meio que se segurando ou sei lá o que. Isso não me abalou como antes! Uma sensação maravilhosa quando eu consigo fazer isso...simplesmente não me importar com eles. Apresentei meu trabalho assim, quase que silabicamente, com muitos mmm, ããããã, nnnnn, o.o.-ooooo. Fiz até uma pausa voluntária. Depois do seminário me deu vontade de chorar, aí eu fui chorar um pouquinho em respeito a mim, afinal foi uma situação estressante e precisava relaxar e aceitar eu mesmo e as manifestações da minha fala. Senti muito orgulho de mim de ter ido até o final, mesmo gaguejando daquele jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário