sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Oratória

Talvez um dos maiores desafios pra um gago seja falar em público. Para mostrar que isso é possível na prática, vos apresento o professor Jorge Luis Souto Maior. Formado em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, hoje é professor livre docente da Universidade de São Paulo atuando na área de Direito do Trabalho e Direitos Humanos.
 O conheci através do vídeo de julgamento do Beto Richa realizado pelo curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, indicado pela minha professora do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Quando percebi que ele era gago, fiquei surpreso com o quão destemido ele é, sem dúvida mais um modelo a seguir. Nas minhas experiencias no PIBID, estar frente aos alunos era certamente o maior desafio pra mim, especialmente nos momentos que precisava explicar algo em voz alta para toda a classe. Minha professora pediu que se não pudéssemos assistir o vídeo na íntegra, que pelo menos assistíssemos a sua fala, ou seja, quem bom que eu soube da sua existência. Quando eu escutei ele gaguejando ali na frente daquela platéia, me perguntei ser eu seria capaz de fazê-lo um dia. Como no direito, a retórica é muito valorizada, posso imaginar a pressão que ela deve enfrentar. Acho que ele maneja bem os momentos em que gagueja, as vezes abre um sorriso, dá uma pitada de descontração e continua, o que é uma estratégia boa quando estamos muito pressionados. É importante não sermos tão sérios e mais compassivos e flexíveis com nós mesmos*.As suas palestras são exemplos de que há alternativas para sermos bons oradores! 
Alguns vídeos dele no youtube:
Esse é o que eu falei:
Ele fala em 1h 45min e depois retoma a fala no finalzinho do vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=dGcaQvQ8hKk

*Eu gosto da lição do bambu. Ele consegue enfrentar grandes tempestades e ventanias porque enverga mas não quebra devido a sua  flexibilidade. Na vida, é importante termos essa flexibilidade, do contrário, nos assemelhamos a árvores rígidas, passíveis de serem partidas e arremessadas ao chão pelas forças atmosféricas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário