quarta-feira, 4 de maio de 2016

Não pensar sobre

Devido a prova de chinês e outras coisas faz tempo que não tenho lido sobre gagueira. Nestes ultimos meses tenho experienciado um momento de pouca disfluência e tenho lidado bem com isso. Hoje eu sai pra comprar uma panqueca chinesa e me sentei nuns bancos, ao lado de pequeno córrego d’água artificial. Duas garotas ocidentais se sentaram ao meu lado e puxaram assunto. A conversa fluía e dei algumas travadas. Depois fiquei pensando sobre o ocorrido. Decidi escrever este post acerca das minhas conclusões. Como eu disse, os últimos meses tem sido tranquilos para mim, sem grandes desafios emocionais em relação a minha maneira de falar. O diálogo com as garotas me relembraram do sentimento de insegurança e vergonha. Rapidamente eu evoquei toda literatura e base teótica que eu já construi para comrpeender os meus sentimenos. Uma coisa legal que eu percebi é o quanto de tempo que a gagueira ocupava meus pensamentos. Se há um ano atrás eu pensava nisso várias vezes ao dia, ultimamente eu quase não tenho pensado, mesmo que eu tenha gaguejado. O resultado disso foi mais fluência e menos estresse cada vez que a fala se mostrava ‘irregular’. Vejo isso como grande vitória e um hábito a ser mantido. Para um fluir mais natural é preciso eliminar as barreiras da mente, e aceitar todas os acidentes de percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário